Gilberto Alexandre Sobrinho

Professor no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes-UNICAMP. Sua trajetória acadêmica inclui pesquisas sobre cinema, audiovisual e artes visuais, com publicações nacionais e internacionais em artigos, livros e capítulos de livros. Interessa-se, recentemente, pelos modos pelos quais as dissidências de gênero e sexualidade e étnico-raciais disputam o campo da representação e das visualidades em distintos campos midiáticos e artísticos, com foco na produção do Atlântico Negro (África, Américas e Europa). É também realizador, dedicando-se ao documentário, em que realiza pesquisas poéticas sobre territórios e personagens afro-brasileiros

59713588_10212170328008154_8654475039787

Julia Rocha

52323716_10156625975672489_3147972519844

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES). Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo - NAVEES. Realiza pesquisa sobre o ensino da arte na contemporaneidade, mediação cultural, relações entre museus e escolas, avaliação de propostas educativas no campo das artes visuais e formação de professores.

Maíra Freitas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp, na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica; mestra em Multimeios pela Unicamp; e graduada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Atua como pesquisadora em arte contemporânea, com enfoque em videoperformance e suas relações com gênero, sexualidade e racialidade; é arte-educadora, artista e curadora. Expôs na individual Solo da maternagem solo (2021), no espaço cultural Torta; publicou a série de fotoperformance Deslizamento e Emersão no livro Nós (em) Butler: gênero, política, educação, ética, arte, organizado por Jacob Biziak (Ape'Ku Editora, 2020); foi curadora da exposição Desvio-Devir, de Thiago Goya, no SESC Sorocaba (2020); publica em periódicos acadêmicos, coletâneas e em plataformas de arte.